Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Religioso ou Discípulo?

Religioso ou Discípulo?
-- Religioso: Tem a bíblia centralizada no homem. Enxerga tudo o que Deus tem para ele: graça e salvação. Interpreta a palavra mecanicamente, age como se ela fosse um tabuleiro de xadrez: "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." (2 Coríntios 3:6)
Ouve verdades de Deus: "Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade." (2 Timóteo 3:7) Obedece algumas regrinhas que as considera sumamente importante: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." (Mateus 23:23)
Aprende a saber muita coisa: "... A ciência incha, mas o amor edifica." (1Coríntios 8:1b) Tem o "Eu" no comando. Se esforça por imitar a Cristo, "NA CARNE". Canta muitos cânticos. Estuda sobre o Espírito Santo. Faz orações. Fala, fala e não ouve. Confia sua vida a uma instituição religiosa. Sua vida é uma eterna luta contra o mal. "Mente vazia oficina do diabo. Membros ociosos oficina do diabo".
Vive com sede: "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas." (Jeremias 2:13)
Faz prosélitos: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós." (Mateus 23:15)
Não coloca sua vida na luz: "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." (João 3:19-21)
Não reconhece as autoridades como vindas de Deus. Seus olhos brilham para as coisas do mundo.
-- Discípulo: Tem a bíblia centralizada em Deus. O que importa é o propósito eterno de Deus.Tem revelação de Deus. Compara coisa espiritual com coisa espiritual: "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1Corintios 2:12-14)
Ouve a Deus: "Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto." (Hebreus 3:7-8)
NINGUÉM PODE OUVIR A DEUS E NÃO MUDAR
Ama a vontade de Deus e obedece a Cristo em tudo (João 14:23).
Aprende a guardar o que Cristo ensinou (Mateus 28:20).
Tem a "Cristo no centro de sua vida" – é alguém que se esqueceu de si mesmo. Cristo vive nele (Gálatas 2:20)
Louva ao Senhor. Vive cheio do Espírito Santo (Romanos 8:5-9).
Fala com Deus, dialoga com seu Pai. Confia sua vida a igreja que é o corpo de Cristo. Não tem tempo para praticar o mal, seus membros estão ocupados com a justiça (Romanos 6:13).
Dá fruto (faz discípulos). (João 15:1-6,8,16).
Anda na luz (1 Jãoo 1:5-10). Acata todas as autoridades delegadas (Romanos 13:1). Seu atrativo é o Senhor, ama a simplicidade de Deus.
O coração do religioso não se sacia, não se satisfaz com as coisas simples de Deus. O religioso tende matar sua sede no mundo, nos atrativos do mundo ou do poder, que pode ser intelectual.
-- Então, precisamos conhecer:
O que o Senhor quer de nós? O que o Senhor espera de você? E reconhecer, com sinceridade: O que você tem feito?
*** Que tipo de homem você é?
O nosso Deus e Pai não é um Deus de desordem, Ele deseja que todo aquele que se aproxima d’Ele realmente viva como Ele quer e deseja, sem mesclas ou confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário