Powered By Blogger

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

" POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE

1) FIRMEZA ( EDIFICAÇÃO)
2) UNIDADE ESPIRITUAL ( UNIÃO)
3) AMOR FRATERNAL ( AJUDA)
4) ALEGRIA ESPIRITUAL ( DISPOSIÇÃO)
5)TESTEMUNHO PESSOAL E PÚBLICO ( SANTIFICAÇÃO)
6) ORAÇÃO E SÚPLICA ( COMUNHÃO DIÁRIA)
7) A PAZ DE DEUS ( DESCANSO)
8) PENSAMENTO RESTAURADO ( PURIFICAÇÃO)
9) OBEDIÊNCIA ( COMPROMISSO)
Na carta do apóstolo Paulo aos Filipenses no capítulo 4 vs 13 diz: " POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE". O apóstolo escreve á igreja de Filipos com a intenção de fortalecê-los na fé em Cristo, uma vez que ele mesmo encontrava-se preso, possivelmente em Roma, por causa do evangelho do seu Senhor.
Mas como um cristão PODE tantas coisas na vida estando preso ou atravessando grande aflições como o apóstolo Paulo? Quais as garantias de uma grande vitória em tempos de guerra espiritual? "...porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes da espirituais da maldade, nos lugares celestiais."(Ef 6:12).
1) FIRMEZA NO SENHOR ( EDIFICAÇÃO);vs1"...estai firmes no Senhor";
O modo como o apóstolo se dirige à igreja, nos revela o seu verdadeiro amor aos seus filhos na fé ao chamá-los de AMADOS, QUERIDOS, ALEGRIA e CORÔA; pois o desejo do seu coração era a firmeza de todos no Senhor.
Jesus faz uma real comparação daquele que está edificado na Sua Palavra nos tempos de aflições falando de dois alicerces.  "Todo aquele pois,que escuta as minhas Palavras e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha, e desceu a chuva, e correram  rios, e assopraram  ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a ROCHA. E aquele que ouve estas minhas Palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia, e desceu a chuva, e correram  rios, e assopraram  ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda."(Mt7:24-27). Na confissão do apóstolo Pedro, quando este responde dizendo:"..Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", Jesus toma a palavra dentre os discípulos dizendo"...Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que estás nos céus. Pois Eu também te digo que tu és Pedro e sobre esta PEDRA( JESUS) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela..."(Mt16:16-18). O primeiro passo que garante a sua grande vitória é a FIRMEZA E EDIFICAÇÃO na fé em Jesus, pois sem FÉ é impossível agradar-lhe, Hb11:6; ICo16:13; Ef 2:19-22.

2) UNIDADE ESPIRITUAL ( UNIÃO);vs2" Rogo a Evódia e a Síntique que sintam o mesmo no Senhor."; "Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?(Am3:2)"; O apóstolo dizia da necessidade de se sentir a mesma graça e fé sem as quais, Deus não poderia operar maravilhas. (Ef4:3-6), a unidade daigreja é pelo Espírito Santo; (Sl 133:1)"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmão vivam em união!..."; A unidade da igreja é um corpo perfeito( ICo12:27);Se hoje pouco se vê ou se ouve falar em maravilhas dentro de nossas igrejas, é porque está faltando dar esse segundo passo que garante a grande vitória do povo de Deus.

3) AMOR FRATERNAL ( AJUDA);vs3" E peço-te meu VERDADEIRO COMPANHEIRO, que AJUDES essas mulheres..."; Ser verdadeiro companheiro são características de quem ama, pois quem ama não mente e não abandona seu irmão nas horas mais difíceis da vida. (I Jo3:15)" Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida..."; e vs 17-18" Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade";I Jo4:7,8 e 20. O amor é a fiel identidade do verdadeiro cristão no mundo e a principal marca da presença do Deus vivo dentro de uma congregação.

4) ALEGRIA ESPIRITUAL( FRUTO);vs4"Regozijai-vos, sempre no Senhor; outra vez digo:Regozijai-vos".
Um cristão alegre é um cristão sempre disposto a fazer a obra do Senhor em qualquer circunstância, pois está no total domínio do Espírito Santo em sua vida. "...porque este dia é consagrado ao Senhor ; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força."(Ne 8:10); " E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus, porque Ele vos dará ensinador de justiça..."(Jl 2:23); "...quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer
 hoje voluntariamente a Senhor?"; Somente pelo Espírito Santo que teremos condições de alcançar as grandes vitórias em nossa vida. Dê esse passo, frutifique, seja alegre, não murmure, faça a obra de Deus e não despreze o dom que há em ti (I Tm 4:14).

5) TESTEMUNHO PESSOAL E PÚBLICO ( SANTIDADE); vs5" Seja a vossa equidade notória a todos os homens..."; Mt 5:13; Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá a luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossa boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus". Infelizmente, muitos hoje estão pregando o evangelho sem haver nascido de novo. Estãomisturando o santo com o profano permitindo o mundanismo no meio da igrejasem a devida disciplina para correção aos rebeldes como exemplo aos demais, para que haja temor e graça. " Quando edificares uma casa nova, farás no telhado um parapeito, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, sealguém de alguma maneira cair dela. Não semearás atua vinha de diferentes espécies de semente, para que se não se profane o fruto da emente que semeares e  novidade da vinha, pois com  boi e com jumento juntamente não lavrarás".(Dt 22:8-10); O testemunho pessoal e público é uma atitude de santidade para com Deus nosso Senhor diante do homens, "porque pelo frutose conhece a árvore" (Mt 12:33).

6) ORAÇÕES E SÚPLICAS ( COMUNHÃO DIÁRIA COM DEUS); vs6" Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças". (Sl 46:10) "Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra" (Mt 7:7-8), "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á, porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre"; (Jr 33:3) "Clama a Mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei, coisas grandes e firmes que não sabes",  É tempo de buscar a Deus, Ele sempre está pronto a nos abençoar e ouvir as orações e súplicas;( Is 59:1; 55:6).

7) PAZ DE DEUS ( DESCANSO), vs7" E a Paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus". Mt 11:28-30;" Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas; porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve"; Este é o passo da nossa confiança, pois quando estamos em paz com Deus, nossas atitudes são de total tranquilidade, e mesmo nas horas de aflições, podemos esperar com paciência no Senhor;(Sl 40:1).
A Paz de Deus  é quem domina nosso coração contra as ansiedades, sendo sempre agradecidos à Ele       (Cl 3:15).

8) PENSAMENTO RESTAURADO ( PURIFICAÇÃO)vs8; se há algum louvor, nisso pensai; (Cl 3:1-2)
" Portanto, se já ressuscitastes om Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra...".
 A mente e o coração são como dois importantes departamentos de uma empresa. A mente é o departamento que recebe toda matéria de produção, enquanto o coração, é o departamento que  armazena e faz despachos por meio do corpo, ou seja, através dos cinco sentido da alma:  visão, audição , olfato, tato e paladar. Por essa razão, podemos afirmar que, tudo o que somos por fora, somos exatamente o que somos por dentro, e isso quer dizer que; nosso coração sempre bate do lado de fora do peito e na palma da nossa mão. E como um dito popular verdadeiro " A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO".
" O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade" (Sl 94:11), " Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contamina o homem".(Mc 7:21-23).

9) OBEDIÊNCIA ( COMPROMISSO), s9" O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso FAZEI; e o Deus de Paz será convosco";
 APRENDENDO como DISCÍPULO,RECEBENDO como SERVO, OUVINDO como AMIGO e VENDO como HERDEIROS de uma grande vitória em Cristo, devemo seguir o exemplo dos fiéis. " E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer..."(Dt 28:13); "...eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar..."(I Sm15:22); "...mais importa obedecer a Deus do que aos homens"(At 5:29); " Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas..."( Hb 13:17);
A obediência é o último passo para se receber um grande milagre ou uma grande vitória, porém, muitos cristãos em muitas igrejas, estão vazios, já não sentem nada porque não obedecem a Deus e muito menos aos líderes escolhidos por Ele.#helennasouza

Nenhum comentário:

Postar um comentário