Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

As duas faces da verdade

As duas faces da verdade
Já reparou como a visão unilateral das coisas torna a vida medíocre e reduz as possibilidades de aprendizado? O verdadeiro teste para nossa inteligência está na capacidade de abrigar, ao mesmo tempo, duas ideias contraditórias e continuar raciocinando. Veja este breve texto, do gênio Fernando Pessoa:
A dupla existência da verdade
“Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado um com o outro.
Cada um me contou a narrativa de por que haviam se zangado.
Cada um me disse a verdade. Cada um me contou suas razões. Ambos tinham razão.
Não era que um via uma coisa e o outro, outra; ou que um via um lado das coisas e o outro um lado diferente.
Não. Cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um as via com um critério idêntico ao do outro, mas cada um via uma coisa diferente, e cada um, portanto, tinha razão.
Fiquei confuso desta dupla existência da verdade!”
Fernando Pessoa – Folhas Soltas
Não se iluda com respostas únicas e fáceis. Muitas vezes, quando as coisas parecem não fazer nenhum sentido, justamente aí é que têm seu maior sentido, seu maior valor.
Valorize os paradoxos. Eles contêm inúmeras respostas que você vem buscando em sua vida. Somente passando por eles é possível chegar à sabedoria!
Paz e Alegria.
#helennasouza

Nenhum comentário:

Postar um comentário